Moção Rui Dias

Candidato à secção do PS de OH

Aproxima-se novo ciclo eleitoral para os Órgãos da Secção de Residência de Oliveira do Hospital do PS, a ter lugar em 16 de Junho próximo. Acedendo ao apelo de diversos militantes e à minha própria vontade, irei candidatar-me a Secretário Coordenador da Secção de Oliveira do Hospital do PS.

 
Dirijo-me a Vós na condição de candidato mas, principalmente, de coordenador de um projeto e de uma Equipa. Permitam-me, por isso, que Vos apresente os pilares programáticos deste projecto que tenho a Honra de coordenar. Esta nossa candidatura nasce da reflexão de um conjunto alargado de camaradas, sobre a necessidade da Secção do PS de Oliveira do Hospital se constituir como uma estrutura política ativa e plural. Estamos seguros ao afirmar que os Camaradas que nos acompanham se movem pelas convicções e pela força dos nossos ideais socialistas, pelo progresso do nosso Concelho e da nossa Região e pretendem, com motivação e trabalho, unir os militantes através de ideias e de ideais. Esta é a nossa maior ambição e é a trave mestra do
nosso compromisso com todos os Militantes do Partido Socialista.
 
Sabemos que dependemos, principalmente, do nosso empenho mas queremos que saibam que contamos com todos. Acreditamos no valor e no espirito de abnegação, tantas vezes demonstrado por parte de todos Vós. Sabemos também que só com ideais e convicções fortes, muita determinação e trabalho se pode construir um futuro de sucesso.
 
O apoio explícito e declarado de vários camaradas a esta candidatura é altamente encorajador e reforça a nossa responsabilidade. A amplitude dos apoios e contributos que temos recebido por parte de uma apreciável quantidade de quadros técnicos e políticos, de antigos e atuais Autarcas e de dirigentes do nosso PS, da Juventude Socialista, das Mulheres Socialistas, dos militantes em geral e a significativa empatia que temos sentido dão-nos a profunda convicção de que estamos no bom caminho e que dispomos dos recursos políticos e humanos para construir uma Secção do PS ao nível da melhor tradição do Partido Socialista. 
 
Que fique claro que esta candidatura tem orgulho no PS e na sua história. Este projecto tem genuína admiração pela herança de luta e pelo exemplo de trabalho de cada um dos seus Militantes locais. Esta candidatura tem o objetivo de juntar vontades e não de segregar Militantes. Este é um
projeto para todos os Socialistas e em que todos têm lugar.
 
Ao Partido Socialista cabe, na nossa opinião, a responsabilidade de chamar a boa vontade, a inteligência, a vontade de trabalhar, o espirito critico, o espirito de serviço e de Missão de todos quantos sentem e vivem o nosso Concelho, para que, em conjunto e no futuro próximo, possamos dar continuidade a um novo horizonte de esperança que se abriu em Outubro de 2009 para Oliveira do Hospital.
 
Ser Militante do Partido Socialista implica, desde logo, a vontade de contribuir para mudar a Sociedade. Esta atitude crítica e exigente faz parte da nossa identidade. Somos, por natureza Homens e Mulheres abertos à inovação e ao conhecimento, pessoas inconformadas e permanentemente atentas e disponíveis para as transformações sociais, sequiosos de justiça e liberdade, promotores de solidariedade e equidade social.
 
A Secção do PS de Oliveira do Hospital a que ambicionamos será, seguramente, mais estimulante e mais ativa, mais plural e mobilizadora, porque assenta no compromisso da participação, no respeito pelas opiniões divergentes, na generosidade e cumplicidade de todos os seus militantes e simpatizantes, acarinhando a participação e contributos de pessoas exteriores ao Partido, que se identificam com as nossas ideologias e projetos.
 
Para tal, é necessário partilhar responsabilidades.
As Secções de Residência são estruturas de base do Partido constituídas para a definição, execução e divulgação da sua orientação política a nível local, sectorial e temático, respetivamente. Nesse sentido queremos que os elementos do Secretariado da Secção sejam os dinamizadores de um conjunto de grupos de trabalho e reflexão sobre várias áreas do desenvolvimento, procurando as boas práticas e as melhores soluções para os problemas do Concelho. Serão colocadas em prática iniciativas de debate com todos os militantes e com todos os eleitos Socialistas, assim como com todos os que habitualmente
constituem as listas que o PS apresenta a sufrágio. Ações descentralizadas – nas freguesias - que promovam o encontro dos militantes e simpatizantes, que estimulem a sua actividade política são também obrigatórias. Só assim seremos capazes de criar um clima interno propício à partilha de responsabilidades, à intervenção crítica e construtiva dos nossos militantes.
 
Esta candidatura defende uma Secção ativa e crítica, o que significa que quem exerce cargos executivos, em nome do PS, sabe à partida que pode contar com a nossa total solidariedade, mas não com o apagamento do nosso Partido, nem com o silêncio acrítico dos nossos Militantes. Quem exerce cargos sob a responsabilidade do PS pode contar com o apoio político e crítico na prossecução de um projeto partilhado, discutido e debatido com todos e por todos.
 
Valorizar os nossos Militantes política e tecnicamente, melhorar e aperfeiçoar a organização interna, criar novos espaços de debate e discussão, melhorar o relacionamento institucional com outras Concelhias e com os órgãos Regionais e Nacionais do PS, identificar os problemas do nosso Concelho e intervir para melhorar a qualidade de vida de todos, colocando-os ao serviço dos nossos concidadãos, faz parte da nossa missão.
 
Cumprindo este desiderato, estamos certos que contribuiremos para uma maior implementação do Partido Socialista em Oliveira do Hospital e estaremos, é nossa convicção, em melhores condições para, uma vez mais, vencermos o difícil desafio autárquico que se avizinha.